A Ceva da Semana

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Cerveja e Peixe na Pedra



No dia 05/out/10 tive a oportunidade de apreciar uma Bohemia douradíssima acompanhada de um saboroso peixe na pedra na cidade de Parauapebas-Pa, no excelente (verdadeiramente excelente opção de restaurante) o Bebericar Comes & Bebes - um restaurante que realiza o desejo do seu paladar - especialista em peixes e pratos regionais. Não deixem de conhecer!
  
Este blog dedicará, sempre que possível, uma postagem semanal para a A Ceva da Semana - vamos descrever a experiência degustativa de cervejas comuns ou especiais e, na medida do possível, acompanhadas de um prato marcante, delicado, diferente, ou simplesmente, algum petisco que reflita o contraste ou a perfeita combinação entre o beber e o comer, enfim que assim seja!
 
A Ceva da Semana (05/out/10): Bohemia – Pilsen
Cerveja tipo Pilsen
ABV: 5%
Cor: clara – dourada
Sabor: suave, levemente amarga
Recomendável: em garrafas, tamanho long neck
Colarinho: Moderado a fino, com tendência a formação de “rendado” de espuma fina.
Temperatura: Ideal bem gelada (neste clima equatorial), sem a formação de gotículas de gelo ao serví-la no copo suavemente inclinado no início.
 
 
O Prato:Peixe na Pedra – Filhote
Filhote na Chapa com fina película bem passada apresentando uma coloração dourada crocante, acompanhado de arroz branco com suave sabor de alho, no final, e batatas gratinadas e cobertas por queijo mussarela salpicado com finas rodelas de cebolinha crua, além, logicamente, de um fantástico pirão de farinha, assustadoramente temperado e tão convidativo que dá vontade de comê-lo sozinho.
Para um melhor contraste de sabores havia a geléia de pimenta, molho de tucupi com pimenta de cheiro e suco de limão para untar os pedaços suculentos do filhote.
Impressões sobre: Cerveja – Peixe – Acompanhamentos
O filhote e seus acompanhamentos favorecem e intensificam o sabor da cerveja, especialmente o amargor ao final.
O contraste doce (geléia de pimenta) x amargo (cerveja) torna-se interessante a cada gole, pois o ardor da pimenta, ao fundo, favorece o gole tornando-o refrescante em todas as suas dimensões.
 
Sugestão (If you allow me!): Para um prato individual duas long necks são suficientes para acompanhar o filhote na chapa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário